segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Uma espécie de "muqueca" de peixe

A muqueca é um prato tradicional do Brasil e penso que também de algumas regiões de África. Temos um amigo do Brasil e este ano a passagem de ano foi cá em casa e um dos pratos ele que trouxe foi: muqueca de peixe. Fiquei fã e pedi logo a receita.
Agora cá em casa adapta-se a receita ao que temos, porque é muito versátil e é delicioso. 
É uma espécie de muqueca porque a muqueca deve levar mais peixe e camarões, mas como não havia e apetecia bastante, fizemos com o que andava cá por casa.Falta principalmente coentros, mas infelizmente só me lembrei quando já estava na mesa e não tinha cá em casa coentros. Mas se fizerem ponham, porque faz diferença.

Ingredientes:
2 postas de peixe branco (usei pescada)
1/2 pacote de delicias do mar
1/2 embalagem de Lombinhos do mar
1 cebola
1 dente de alho
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
200ml de leite de coco
2 c. sopa de óleo de palma
Sal, flocos de malagueta e malagueta fresca
1 folha de louro
Pimenta em grão

Preparação: 
Num tacho ferva o peixe em água, com sal, pimenta em grão e 1 folha de louro (este passo não é necessário, fiz porque não gosto de por nestes pratos a pele do peixe e as espinhas). Deixe ferver cerca de 4 min e retire (guardei o caldo para fazer outro prato). Limpe o peixe de pele e espinhas, mas não desfie. Reserve.
Num tacho deite um fio de azeite, a cebola em meias luas finas e o alho laminado. Por cima deite os pimentos em tiras e tempere com um pouco de sal. Deixe me lume branco até a cebola e os pimentos ficarem cozinhados. Por cima ponha o peixe e pincele com o óleo de palma. Deixe estufar cerca de 3 min.
Regue com o leite de côco,junte as delicias do mar e os lombinhos domar em pedaços pequenos, tempere com sal e rectifique o picante (este é um prato picante, mas pode fazer consoante gostar de mais ou menos picante) e deixe ferver até engrossar. 
Retire do lume e sirva polvilhado de coentros, com arroz branco.

Espero que gostem!




2 comentários:

  1. Experimentei uma vez de tamboril e gostei mto!!!
    A tua ficou mesmo com óptimo aspecto :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!