quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Diz que é uma espécie de "cozido à portuguesa"

Bom dia!

É um cozido á  portuguesa... Com certeza! Mas com dimensões menores e com menos ingredientes. Porque para 2 é difícil acertar nas quantidades e costuma sobrar imenso cozido! Desta vez apetecia-nos imenso cozido, mas resolvi fazer menores quantidades e cortar em alguns ingredientes, por isso fica aqui a sugestão! 
Sei que devia levar outras carnes de porco (orelha e chispe), galinha, chouriço de sangue e morcela, mais legumes e feijão, mas assim fica muito pouco prático. 
Como fiz serve para matarmos as saudades.

Ingredientes:
2 cenouras
1 cabeça de nabo
2 batatas
1 couve lombarda
1 cebola
1 tomate
1 chávena de arroz
300gr de entrecosto de porco
200gr de entremeada
300gr de carne de vaca para cozer
1 chouriço de carne (este era de Almeirim)
1 farinheira
Sal

Preparação:
Lave muito bem o entrecosto e a entremeada, no dia anterior (ou de manhã cedo, se for para o almoço, e ponha numa tigela com sal. Reserve.
Coza a carne de vaca numa panela com água e sal e a cebola em metades, cerca de 25 min.
Numa panela mais pequena coza as carnes de porco, depois de lavadas. 
Entretanto descasque as batatas, o nabo e as cenouras e lave bem a couve e o tomate. Corte em quartos e retire a parte mais grossa do caule.
Junte os legumes à panela com a carne de vaca e deixe cozer.
Retire a carne de porco e na mesma água coza o chouriço e a farinheira (onde deve por um palito em cada ponta, para não rebentar). 
Retire duas chávenas do caldo de cozer a carne de vaca e os legumes, ponha num tacho mais pequeno e deixe ferver. Junte o arroz e deixe cozer cerca de 12min. Verifique o tempero. 
Numa travessa disponha os legumes e noutra travessa as carnes cortadas e os chouriço e a farinheira em rodelas. Sirva quente com o arroz.

Espero que gostem!


1 comentário:

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!